É, sem dúvidas, uma das variedades brancas mais conhecidas e versáteis. Originária da França, ela pode ser cultivada e amadurecer em vários lugares, resultando em vinhos de vários estilos, com diferentes características.  

Experiências

Conheça Mais

Esta uva, de brotação e maturação precoce, é o resultado do cruzamento da Gouais com a Pinot Noir. Ela pode ser cultivada em climas que vão do fresco, como em Chablis, na França, até climas mais quentes, como em alguns locais da Califórnia. Como dito anteriormente, a Chardonnay pode originar vinhos com diferentes características, aromas de frutas verdes, como maçã, e cítricas, mas, dependendo da região, podem assumir toques de pêssego e melão, e outras frutas tropicais (clima quente). Dependendo do processo de vinificação, seus vinhos podem assumir outros aromas, especialmente devido à fermentação malolática (um processo que amacia a acidez), que pode trazer aromas de manteiga e creme, a presença das borras (células das leveduras mortas após o término da fermentação), que pode resultar em vinhos mais cremosos, e toques de brioche, nozes e mel, assim como do contato do vinho com a madeira, resultando em aromas de baunilha e coco.

Aromas mais Comuns
  • Maçã
  • Abacaxi
  • Baunilha
  • Manteiga

Combina Com

Principais Cortes

A Chardonnay proporciona os seus melhores vinhos quando eles são varietais (sem mistura), no entanto, existem alguns cortes de outras uvas com a Chardonnay. Um dos exemplos mais clássicos é a utilização da Chardonnay com a Pinot Noir e outras uvas na fabricação de Champagnes e outros espumantes. A Chardonnay também resulta em bons vinhos quando misturada com a Viognier, com a Chenin Blanc (África do Sul) e a Semillon (Austrália).

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Branca
Temperatura de Serviço – 7º a 13º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Chardonnay no Mundo Placeholder
Chardonnay no Mundo

Chardonnay no Brasil

A Chardonnay é a uva branca mais cultivada no Brasil, e a qualidade dos seus vinhos vem crescendo a cada ano. No Concurso Bacchus 2018, o rótulo Casa Valduga Leopoldina Gran Chardonnay D.O foi destaque, conquistando medalha de ouro. Abaixo, estão listadas as principais regiões vinícolas brasileiras onde esta uva é cultivada:

Chardonnay no Brasil Placeholder
Chardonnay no Brasil

Vídeo Relacionado