A Gewurztraminer possui o seu clássico lar na Alsácia, França. “Gewurz” significa “especiarias”, em alemão. Esta uva produz vinhos brancos intensamente perfumados, com muito corpo, níveis altos de álcool e acidez baixa.

Experiências

Conheça Mais

A Gewurztraminer é mais adaptada a regiões frias, onde consegue desenvolver melhor os seus aromas florais e picantes, que a tornaram famosa. Ela é uma uva de casca grossa, e produz excelentes vinhos secos, mas também é conhecida por seus vinhos mais doces, inclusive de sobremesa, especialmente aqueles feitos a partir de uvas de colheitas tardias e de uvas infectadas pela “podridão nobre” (causada pelo fungo Botrytis Cinerea, que desidrata as uvas, concentrando açúcares).

O que é Comum Encontrar
  • Gengibre
  • Lichia
  • Tangerina
  • Rosa

Combina Com

Principais Cortes

A Gewurztraminer é uma uva tradicionalmente vinificada como monovarietal, isto é, seus vinhos são unicamente de uma só casta, no entanto em algumas situações, ela pode ser utilizada em cortes com outras, como a Riesling, Muscat e Pinot Gris. A assemblage é utilizada em alguns vinhos da Alsácia.

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Branca
Temperatura de Serviço – 3º a 7º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Gewurztraminer no Mundo Placeholder
Gewurztraminer no Mundo

Gewurztraminer no Brasil

Esta é uma uva que, apesar de pouco cultivada, tem encontrado alguns locais com potencial para a sua produção no Brasil, como, por exemplo:

Gewurztraminer no Brasil Placeholder
Gewurztraminer no Brasil

Vídeo Relacionado