A Pinot Gris é uma cepa francesa que possui outro nome muito comum, Pinot Grigio, utilizado na Itália. É uma variedade branca, mas de casca rosada, e é cultivada em várias regiões do Norte da França, sendo a Alsácia a sua região clássica. Na Itália também é cultivada, em várias localidades, especialmente no Norte, onde, nas regiões do Trentino-Alto Adige e Friuli-Venezia Giulia, são produzidos os vinhos de melhor qualidade.

Experiências

Conheça Mais

A Pinot Gris é uma mutação genética da Pinot Noir, que floresce e amadurece cedo, e típica de regiões frias, onde produz vinhos de médio e muito corpo, com sabores de fruta tropical (banana, melão), notas especiadas (gengibre) e até mesmo mel. Outros países, geralmente, produzem vinhos de corpo médio a ligeiro e de estilo neutro. A Pinot Gris pode ser vinificada em vários estilos, tanto secos, quase secos, doçura média, como doces.

Aromas mais Comuns
  • Melão
  • Mel
  • Fumaça

Combina Com

Principais Cortes

A Pinot Gris é uma uva vinificada como varietal, mas que, muitas vezes, é usada em cortes, especialmente para a produção de espumantes e rosés, sendo que, nesses, pode até mesmo ser vinificada sozinha, pois, apesar de ser uma uva branca, sua casca é rosada.

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Branca
Temperatura de Serviço – 3º a 7º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Pinot Gris no Mundo Placeholder
Pinot Gris no Mundo

Pinot Gris no Brasil

Pinot Gris no Brasil Placeholder
Pinot Gris no Brasil

Vídeo Relacionado