A Riesling é uma variedade branca capaz de produzir vinhos bens diferentes, dependendo do local onde é cultivada e, ainda, pode envelhecer magnificamente. Esta casta tende a ser bem aromática, com notas florais e frutadas. Esta uva prefere os climas frios ou moderados, e é a casta mais cultivada na Alemanha, de onde é originária.

Experiências

Conheça Mais

A Riesling apresenta níveis altos de acidez e fruta acentuada, especialmente quando cultivada em regiões mais frias, o que contribui para o seu envelhecimento na garrafa. Neste caso, apresenta sabores de mel e torrada, podendo, ainda, nos vinhos mais velhos, surgirem aromas tipo petróleo. A Riesling é uma uva de brotação e colheita tardias, e pode produzir tanto vinhos secos, de doçura média, e mesmo doces, a exemplo dos melhores vinhos de sobremesa alemães, e mesmo canadenses.

Aromas mais Comuns
  • Lima
  • Maçã verde
  • Mel
  • Jasmim
  • Petróleo

Combina Com

Principais Cortes

A Riesling é uma uva que raramente é misturada com outras castas. Na Austrália, algumas vezes, pode aparecer em corte com a Gewurztraminer.

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Branca
Temperatura de Serviço – 3º a 7º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Riesling no Mundo Placeholder
Riesling no Mundo

Riesling no Brasil

O Brasil cultiva, especialmente na Serra Gaúcha, a uva Riesling Itálico, muito utilizada na produção dos espumantes nacionais. Ela é conhecida, em inglês e alemão, como Welschriesling, sendo muito cultivada na Europa Central, especialmente na Croácia, que é líder no seu cultivo. A Riesling Itálico é originária da Itália e não tem nenhuma relação com a Riesling.

Vídeo Relacionado