Uma casta originária da região do Rhône-Alpes, que dá origem aos grandes Hermitages e Côte-Rôties. Muito plantada em todo o Sul da França, onde faz parte de diversos blends, a Syrah é muito versátil, o que fez com que produtores de diversas regiões do mundo investissem nesta casta, ganhando destaque em países como Chile, Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Nova Zelândia. Inclusive, possui uma ortografia um pouco diferente na Austrália: Shirah.

Experiências

Conheça Mais

Essa é a casta mais plantada na Austrália, país onde não somente a ortografia difere, mas também o estilo dos vinhos, sendo bastante ricos e potentes em regiões como o Barossa Valley. Os vinhos da Syrah tem como forte característica a cor profunda, muito corpo, com níveis médios e altos de taninos e uma acidez média. É uma casta que não amadurece em climas frescos.

Aromas mais comuns:
  • Tabaco
  • Pimenta Preta
  • Azeitona
  • Mirtilo
  • Ameixa

Combina Com

Principais Cortes

O corte mais tradicional da Syrah é o GSM – Grenache, Syrah e Mourvèdre, típico do sul do Rhône. Outro corte que tem ganhado força no mundo do vinho é o da Syrah com a Viognier, tradicional do Norte do Rhône, que ajuda o vinho a ter uma textura macia e adiciona um caráter de fruta exótica. Também é possível encontrar o corte da Syrah com a Cabernet Sauvignon, principalmente na Austrália.

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Tinta
Temperatura de Serviço – 15º a 18º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Syrah no Mundo Placeholder
Syrah no Mundo

Syrah no Brasil

Syrah no Brasil Placeholder
Syrah no Brasil

Vídeo Relacionado