Uva originária do Sudoeste da França, da região de Madiran, faz muito sucesso no Uruguai e, pouco a pouco, está se tornando uma casta global. Devido à sua coloração bastante escura e à concentração de taninos, acredita-se que o seu nome tenha vindo dessa característica, ou, ainda de “tan”, que quer dizer “bronzeado” num dialeto de uma antiga província francesa, situada no sopé dos Pirenéus (Bearne).
Experiências
Conheça Mais
É uma casta muito poderosa, com caráter marcante e que, usualmente, é bastante tânica. Uma uva de maturação mediana, que contém um dos maiores índices de polifenóis (antioxidantes) de todas as castas tintas.
Aromas mais Comuns
- Ameixa
- Geleia de Framboesa
- Baunilha
- Coco
Principais Cortes
Por conta da alta quantidade de taninos, é frequentemente utilizada em cortes. Entre as uvas que costumam fazer parte do blend, estão: Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon.
Características
Tipo de Uva – Tinta
Temperatura de Serviço – 15º a 18º
Onde é Comum Encontrar no Mundo

Tannat no Mundo
Tannat no Brasil
O clima da região da Campanha Gaúcha, muito semelhante ao de Canellones, no Uruguai (onde essa casta ganhou fama), favoreceu o desenvolvimento dela no Brasil. A região é bem quente e ensolarada no verão, contribuindo para um vinho mais aromático, frutado e menos rústico.

Tannat no Brasil