A Torrontés é a uva branca, clássica na Argentina, único país que a produz. Ela é uma casta aromática e seus vinhos apresentam níveis altos de álcool, corpo médio, acidez média e intensos aromas frutados e florais, semelhantes aos da uva Moscatel.

Experiências

Conheça Mais

A Torrontés é de origem espanhola e seu o nome é utilizado como referência para um grupo de três tipos de uva, que são a Torrontés Riojana, Torrontés Sanjuanina e Torrontés Mendocina, sendo a Riojana a que mais se destaca, resultado do cruzamento da Moscatel de Alexandria com a Criolla Chica (Mission na Califórnia). Na Argentina, é cultivada desde Salta, no Norte, até Rio Negro, no Sul, sendo que o Valle de Cafayate, em Salta, tem se destacado na produção de vinhos de excelente qualidade desta uva. A Torrontés Riojana possui um destaque especial por ser a única variedade criolla originada na América a ter valor enológico reconhecido internacionalmente e, portanto, elevado valor comercial. 

Aromas mais Comuns
  • Limão
  • Orégano
  • Pera
  • Rosa

Combina Com

Principais Cortes

A Torrontés é uma uva principalmente vinificada sem misturas com outras uvas, mas, em algumas situações, pode ser vinificada em cortes com outras cepas, tais como Pinot Gris e Chardonnay.

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Branca
Temperatura de Serviço – 3º a 7º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Torrontés no Mundo Placeholder
Torrontés no Mundo

Torrontés no Brasil

Esta é uma uva que não é cultivada no Brasil.

Vídeo Relacionado