Esta é a casta mais emblemática de Portugal, mundialmente conhecida. A Touriga Nacional é oriunda da região do Dão, no centro de Portugal e, originalmente, foi muito utilizada na produção de vinhos de Porto. Hoje, além de ser muito utilizada na elaboração dos vinhos tintos da região do Douro, já ganha o mundo, sendo cultivada em outros países. 

Experiências

Conheça Mais

Portugal é o país dos blends, mas a Touriga Nacional já aparece em vinhos varietais de diversas regiões, principalmente no Dão e no Alentejo. É uma casta de alta qualidade, muito concentrada, tânica, com bagos pequenos e de pele espessa. Geralmente, sua produtividade é mediana, sendo suscetível a doenças. Destaca-se pelo seu potencial de guarda, tendo o aroma, principalmente, de frutas escuras, algo que a caracteriza bastante. Estudos recentes de DNA apontam que ela é parente da casta Touriga Franca (do Douro).

Aromas mais Comuns
  • Violeta
  • Menta
  • Ameixa
  • Mirtilo

Combina Com

Principais Cortes

É muito comum de ver a Touriga Nacional em blends, e as castas que mais aparecem junto com ela são a Touriga Franca, Tinta Roriz (Aragonez ou Tempranillo) e também a Castelão. Na região do Dão, é bastante utilizada no blend com Alfrocheiro e Jaen. 

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Tinta
Temperatura de Serviço – 15º a 18º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Touriga Nacional no Mundo Placeholder
Touriga Nacional no Mundo

Touriga Nacional no Brasil

Touriga Nacional no Brasil Placeholder
Touriga Nacional no Brasil

Vídeo Relacionado