A Vermentino é uma casta branca e aromática muito cultivada na Itália (Noroeste, Sardenha e Piemonte) e também no sul da França, onde é chamada de Rolle, e na Córsega. 

Experiências

Conheça Mais

Os vinhos produzidos a partir da Vermentino são, geralmente, secos, apresentam um teor alcoólico moderado e, dependendo do clima da região, podem apresentar acidez baixa. A vinificação pode passar por madeira ou não, dependendo do estilo de vinho que o produtor está buscando, pois seus varietais aparecem em muitas formas. Seus melhores vinhos são perfumados, às vezes mais minerais do que florais, frutados e, ocasionalmente, picantes.  Pode-se encontrar um discreto amargor final, que é uma característica da uva. Esta uva vem sendo plantada na Califórnia e sua popularidade tem aumentado na Austrália.

Aromas mais Comuns
  • Limão
  • Maçã verde
  • Hortelã
  • Narciso (flor)

Combina Com

Principais Cortes

A Vermentino, em geral, é vinificada como varietal na Itália, especialmente na Sardenha, onde é produzido a DOCG Vermentino di Gallura (?) e a DOC Vermentino di Sardegna, o mesmo acontecendo na Córsega. No sul da França, é encontrada em cortes com outras castas.

Características

Acidez
Tanino
Corpo
Álcool
Tipo de Uva – Branca
Temperatura de Serviço – 7º a 13º

Onde é Comum Encontrar no Mundo

Vermentino no Mundo Placeholder
Vermentino no Mundo

Vermentino no Brasil

Esta uva não possui importância no seu cultivo no Brasil.