O conceito dos vinhos em caixa vem se tornando cada vez mais popular entre os amantes da bebida. Também conhecido como “bag in box”, em tradução livre, “saco dentro da caixa”, esta nova forma de comercializar vinhos vem caindo no gosto de muitos consumidores.
Além disso, muitas vinícolas brasileiras, como Valmarino, Don Guerino e Miolo já estão adotando esta embalagem mais econômica em seus produtos. Marcas internacionais, como a chilena Apaltagua e a portuguesa Sualdeia também apresentam produtos nesta apresentação.
O conceito de bag in box também é utilizado para outras bebidas, como sucos, por exemplo. Sua utilização é muito simples, já que as caixas são equipadas com uma pequena torneira, que está acoplada ao saco onde o líquido é armazenado à vácuo. A partir daí, o consumidor pode servir as porções que desejar, fechando a torneira após o processo e mantendo o material protegido e conservado por mais tempo.
Quais as vantagens do vinho em caixa?
O vinho em caixa possui alguns diferenciais em relação ao formato tradicional, engarrafado. O primeiro deles, é no que diz respeito ao valor, já que sua concepção é consideravelmente mais econômica em relação às garrafas de vidro, os vinhos bag in box são mais baratos em relação ao produto que é vendido de maneira tradicional. Além disso, as caixas são totalmente recicláveis, o que reduz o impacto ao meio ambiente.
Outro ponto positivo é que, por conta do embalamento à vácuo que é realizado no saco onde estará armazenado o vinho, a bebida demora mais a perder suas propriedades. Além disso, conserva-se por muito mais tempo, aumentando sua validade para o consumo. A validade de vinhos em caixa normalmente oscila entre 30 e 90 dias.
Por conta da embalagem utilizada apresentar uma versatilidade maior, os vinhos em caixa são encontrados no mercado com opções de maior quantidade em relação às garrafas. É comum encontrar produtos de 3 a 5 litros. Além disso, seu armazenamento é muito mais simples em relação aos garrafões de vidro, que apresentam no mercado esta mesma quantidade.
O vinho em caixa é bom?
A dúvida mais comum no que diz respeito a vinhos bag in box é em relação à qualidade do produto. Este aspecto atende aos mesmos padrões dos vinhos em garrafa, que variam a sua qualidade conforme a marca e o tipo. É comum que o mercado atue somente com vinhos mais populares na modalidade em caixa.
Também é importante ressaltar que os vinhos vendidos em caixa são apenas aqueles prontos para a degustação. Vinhos cuja natureza é focada em envelhecimento não são vendidos em caixa, por conta da embalagem plástica não ser ideal para os processos que a bebida terá que passar.
Quando devo comprar vinho em caixa?
O vinho em caixa é uma excelente opção para pessoas que tomam poucas quantidades da bebida, ou são as únicas em sua casa a consumirem o produto. Afinal de contas, uma garrafa de vinho aberta faz com que o líquido perca suas propriedades e altere o sabor. Você também deve levar em conta que irá tomar o mesmo vinho por um longo período, portanto, se isto for um incômodo, o produto bag in box não é o mais indicado para você.
Gostou deste texto? Siga lendo mais materiais em nosso blog!