O Brasil sempre foi conhecido como o país da caipirinha. Já o consumo de vinho no país, há algum tempo, era reduzido a poucas pessoas e esta ainda era considerada uma bebida elitista.
Nos últimos anos, o vinho passou a ser uma bebida mais acessível e com apelo popular. Estudos apontam que o consumo de vinho subiu, colocando o Brasil como o 17º maior consumidor no mundo. Além disso, estima-se que 30 milhões de brasileiros bebem vinho pelo menos uma vez por mês.
Esse aumento trouxe interesse para novos tipos de uva, vinho e formas de fabricação. E entre os novos tipos de vinho está o biológico. A bebida é a nova tendência para aqueles que desejam um produto natural que atende perfeitamente a quem busca um estilo de vida mais equilibrado e saudável.
O que é vinho biológico?
Esse vinho é produzido com uvas sem nenhum agrotóxico, em solo fertilizado naturalmente com adubo orgânico, sem prejudicar o meio ambiente. Tal procedimento é acompanhado por procedimentos rigorosos e certificado por órgãos específicos, regulamentado por leis internacionais.
A produção do vinho biológico lembra a forma tradicional, sem todo o procedimento de industrialização para a sua conservação que é feito hoje em dia.
Quais são os benefícios do vinho biológico
Além de ser uma experiência degustar um produto diferenciado e de sabor extremo, o vinho biológico também proporciona diversos benefícios à saúde de quem o consome. Em primeiro lugar, estamos falando de uma bebida natural, sem conservantes, adoçantes ou ainda qualquer aditivo químico.
Ademais, a bebida quando ingerida com moderação – uma taça por dia – ajuda a combater infarto, melhora a circulação e também contribui para equilibrar o colesterol. O vinho ecológico mantém todos os benefícios do vinho comum: aumenta a longevidade, diminui o risco de doenças cardíacas e derrames cerebrais, com o benefício extra de não ter conservantes.
Outro grande fator que deve ser levado em consideração é que ao consumi-lo, você estará ajudando a manter sua saúde e a de sua família e, de quebra, ajuda na preservação ambiental, pois a ausência de agrotóxicos, diminui a contaminação dos lençóis freáticos, aumentando a quantidade de água potável do planeta e diminuindo os riscos de contaminação dos seres humanos.
Onde encontrar o vinho biológico?
A produção de vinhos biológicos já está bem desenvolvida em países europeus, bem como nos Estados Unidos e na África do Sul. Devemos destacar a França, onde a produção data de 1960.
As melhores opções são os vinhos dessas nacionalidades, principalmente em razão de que nesses países já há regulamentação específica para a sua produção. Apesar de a técnica ainda ser nova aqui no Brasil, uma mudança no mercado já está sendo sentida e até mesmo influenciada pela alta demanda desses produtos.
Dessa forma, o consumo desse vinho vale, principalmente, por ser um produto ainda mais saudável em relação ao tradicional e, aliado a isso, é ecologicamente sustentável. Você se interessa pelo mundo dos vinhos? Então continue navegando pelo nosso blog e confira outros de nossos artigos!