Para quem quer conhecer melhor o mundo dos vinhos produzidos no Brasil é fundamental entender a origem, a filosofia e a produção das mais importantes vinícolas no país.
Hoje iremos conversar sobre a Vinícola Zanella, localizada no Rio Grande do Sul e com vinhos muito especiais.
Boa leitura!
A Vinícola Zanella
A Vinícola Zanella fica localizada em Antônio Prado, uma região de transição entre a tradição da Serra Gaúcha e o universo dos vinhos de altitude. O solo da região é bem característico, com aspecto pedregoso, basalto e argila presentes, trazendo um sabor especial para a produção.
O microclima dessa região faz com que a colheita das uvas seja um pouco mais estendida, quando comparada com a colheita feita no Vale dos Vinhedos. Uma semana de prolongamento já garante uma concentração maior de sabor e de uva nos vinhos, conferindo um sabor especial típico do local.
A história da Vinícola Zanella
A família Zanella possui descendência italiana e sempre foi apaixonada por vinhos e uvas. Em 2004 resolveram tornar essa paixão um negócio e montaram a vinícola com o objetivo de compartilhar o prazer que as uvas podem proporcionar.
O plantio dos vinhedos ocorreu entre os anos de 2005 e 2007. Atualmente a vinícola conta com 14 hectares plantados, com produção de cerca de 100 mil garrafas, entre vinhos brancos e tintos e espumantes.
As uvas
As uvas utilizadas na produção dos vinhos da Vinícola Zanella são todas de origem francesa: Cabernet Sauvignon, Merlot, Tannat, Chardonnay, Pinot Noir e Alicante Bouschet.
Entre as tintas, o grande destaque da vinícola é a Merlot. Essa uva encontrou um clima e um solo ideais na região, entregando um sabor muito parecido com aquele entregue na sua região de origem, na França.
Já entre as brancas, o destaque da produção é a Chardonnay. As características e composição do solo da região ajudam a produzir vinhos espumantes com mineralidade e com boa composição de sabor.
Atualmente a vinícola tem sua produção na proporção de 60% de vinhos tranquilos, entre eles 55% tintos e 45% brancos, e os 40% restantes de espumantes.
Não é utilizada muita maneira na maturação e fermentação dos vinhos, com o objetivo de destacar os sabores e particularidades dos vinhos da região. Somente um vinho da casa é feito com 100% de fermentação em carvalho.
Enoturismo
A Vinícola Zanella oferece muitas opções de visitação. É possível visitar o vinhedo, entender o manejo, entrar na cantina e, é claro, fazer a degustação.
Existe, porém, uma opção muito mais exclusiva e diferenciada. A cada safra são abertas 18 vagas para uma experiência imersiva no mundo dos vinhos. Os participantes ajudam na elaboração dos vinhos, desde a colheita até a finalização. Ao final, cada um pode levar uma quantidade de garrafas para casa.
Conheça nosso blog
Quer saber mais sobre o mundo dos vinhos, aprender sobre uvas, conhecer vinícolas e receber boas indicações? Acesse nosso blog. Para saber quais são as uvas mais plantadas no mundo, por exemplo, basta clicar aqui e acessar o artigo em nosso blog.