Os maiores produtores de vinho do mundo são, em sua maioria, do continente europeu. Os países pertencentes ao Velho Continente têm enraizado em sua cultura o hábito mais recorrente de beber vinho, o que reflete também em seu nível de produção.
Por mais que outros países avancem nesse sentido, ainda existe uma distância considerável nesse sentido. No artigo a seguir, vamos te apresentar quais são os maiores produtores de vinho do mundo na atualidade. Confira!
Itália
O maior produtor de vinho do mundo é a Itália, posto que ela ostenta há alguns anos. Segundo dados da Unione Italiana Vini, o país, apenas em 2021, produziu mais de 49 milhões, tomando primeiro lugar com certa folga para o segundo.
Ainda em 2020, segundo levantamento feito pela Organização Internacional da Vinha e do Vinho, o país havia produzido cerca de 50 milhões de hectolitros. A produção pode ter caído 1 milhão, porém, ainda assim, a primeira posição é garantida para o país da bota.
França
Entre os maiores produtores de vinho do mundo, o segundo lugar fica com a França, ainda segundo o levantamento da Unione Italiana Vini. O país da Torre Eiffel produziu mais de 46 milhões de hectolitros em 2021, quase chegando à marca de 47 milhões.
A nação francesa já foi a maior produtora de vinho do mundo há pouco tempo atrás, porém, recentemente vem amargando a segunda posição. As regiões da França que mais se destacam na produção de vinho, atualmente, são Champagne e Bordeaux.
Espanha
A Europa está com tudo quando falamos de produção de vinho, e isso se comprova quando o top 3 dos produtores é todo feito de países do Velho Continente. A Espanha é o terceiro colocado da lista de maiores produtores, segundo a Unione Italiana Vini.
A nação espanhola produziu cerca de 46.493.000 hectolitros de vinho, ficando apenas 451.000 hectolitros atrás da França. A Espanha, aos poucos, começa a ameaçar o segundo lugar dos franceses, que ostentam esse posto há algum tempo.
Estados Unidos
O quarto lugar entre os maiores produtores de vinho do mundo pertence aos Estados Unidos, segundo o levantamento da Unione Italiana Vini. O país, primeiro da lista que não pertence ao continente europeu, está muito longe de alcançar o terceiro colocado.
Isso porque a sua produção está em um pouco mais de 27 milhões de hectolitros, valor muito abaixo dos 46 milhões produzidos pela Espanha. Para conseguir alcançar os países mais tradicionais do ramo, os EUA vai precisar aumentar a produção consideravelmente.
Austrália
Para fechar o top 5 dos maiores produtores de vinho do mundo, temos a Austrália para representar o continente da Oceania. A nação australiana, por mais que muitos não saibam, conta com uma produção gigantesca de vinho para o mundo.
A Austrália, segundo dados da Unione Italiana Vini, produziu mais de 10 milhões de hectolitros em 2021. Por mais que o valor seja alto, ainda assim, deixa o país australiano longe dos EUA e mais distante ainda do resto dos países do ranking.