Se você pensou que o Rio de Janeiro só produz cerveja, vai se surpreender ao descobrir que a terra da caipirinha e do verão 40 graus também conseguem se destacar na produção de vinho.
A primeira vinícola do Rio de Janeiro.
Ainda que muito mais tímidos do que seus concorrentes, em 2016 o estado do Rio de Janeiro finalmente recebeu sua primeira vinícola, na região serrana.
O empreendimento foi lançado em Secretário, na região de Itaipava pelo engenheiro José Cláudio Rego Aranha, que batizou o local como Vinícola Inconfidência, e de cara já atraiu curiosos para essa novidade no Rio de Janeiro.
Segundo entrevista para o site do Marcelo Copello, o sucesso está no tempo da colheita, realizado nos meses de inverno e assim evitando a umidade do verão.
Fórmula para o sucesso
Apesar de ser uma novidade bastante empolgante, a Vinícola Inconfidência não foi a primeira tentativa de estabelecer uma produção de vinho no Rio de Janeiro.
Em 2013, um vinhedo na cidade de Macuco, região próxima a Friburgo, registrou uma tentativa de se começar o negócio. Na ocasião, foram plantadas 11 variedades viníferas, mas assim como outras tentativas anteriores, o clima chuvoso e a propensão de pragas não deixaram os empreendimentos ser um sucesso. No entanto, José Cláudio parece ter descoberto o mistério para se alcançar o sucesso.
Isso se deve as boas parcerias que o engenheiro teve ao longo da construção desse sonho, que se iniciou em 2008. A consultoria da vinícola fica por conta do engenheiro agrônomo Murillo Regina, responsável por trazer matrizes francesas através da empresa Vitácea Brasil.
Com a falta de maquinário para a elaboração final do vinho, a vinícola conta com a expertise do Murillo e o transporte (sempre à noite para evitar o calor) para o estado de Minas Gerais, onde é feito o processo de vinificação pela EPAMIG (Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais).
A escolha destes dois parceiros foi vital para o sucesso do projeto. O uso de mudas certificadas da Vitácea, fez com que a vinícola alcançasse os níveis de genética e pureza sanitária, além da tecnologia da EPAMIG, permitindo elaborar bons vinhos no Rio de Janeiro mesmo sem o clima adequado.
Primeiros lançamentos.
Os primeiros vinhos lançados pela vinícola foram o Sauvignon Blanc 2015 e o Cabernet Franc 2015 e tiveram uma boa avaliação na Grande Prova de Vinhos do Brasil.
Por se tratar de uma vinícola recém-criada, os vinhos provêm de vidreiras ainda jovens, o que eleva o significado de frescor a outro patamar.
Se você reside ou pretende visitar a região serrana do Rio de Janeiro, não deixe de marcar um horário para conhecer a Vinícola Inconfidência e saber mais sobre o cultivo das uvas.
O passeio é produtivo e você pode aproveitar para aprender mais sobre a arte do vinho e também descobrir um pouco mais sobre a história do Brasil nos tempos do imperador.
Acesse nosso site e leia também sobre drinks refrescantes feitos com vinho do Porto e fique por dentro do universo do vinho no Brasil.