Hoje vamos conhecer a fundo a Chardonnay , considerada a Rainha das Uvas Brancas e uma das variedades mais utilizadas e cultivadas no mundo todo. Acompanhe esse artigo e venha conosco por uma viagem pela história e pelas características dessa realeza!
Por que a Chardonnay é a Rainha das Uvas Brancas?
Porque essa variedade de uvas brancas é uma das mais conhecidas e cultivadas do mundo! Uma casta utilizada em diversos cortes e que está presente em diferentes estilos de vinhos e espumantes – por isso mesmo, é chamada por muitos enólogos de “tela em branco” .
A Chardonnay é fruto do cruzamento de duas espécies , a Gouais Blanc e a Pinot Noir. Natural da região da Borgonha, na França , essa uva tem fácil adaptação a qualquer clima, podendo ser cultiva em temperaturas frias ou quentes, o que dá a ela essa característica mais versátil.
Exatamente por isso, os vinhos que utilizam a Chardonnay podem ir do leve ao encorpado, dos espumantes aos vinhos frutados . A depender do enólogo, praticamente não existem limites para as combinações e sabores resultantes da Chardonnay.
Chardonnay pelo mundo
Apesar de sua origem francesa, as uvas Chardonnay são cultivadas no mundo todo . E o clima destas regiões influencia o resultado final do vinho. Assim, produtos oriundos de regiões mais frias, como a própria Borgonha, resultam em vinhos mais cítricos, enquanto as produções de clima quente trazem bebidas mais encorpadas e frutadas.
No Brasil, as uvas Chardonnay são produzidas especialmente no Vale do São Francisco, entre Pernambuco e Bahia, e também nas regiões sul e sudeste, onde estão presentes em espumantes e vinhos frutados.
Características do Chardonnay
O Chardonnay pode produzir vinhos varietais – quando apenas uma variedade de uva está presente – e também é muito utilizado em cortes com outras variedades – como acontece na fabricação de Champagnes e espumantes. A origem e os processos de vinificação resultam variados aromas, sabores e características, geralmente com bebidas de acidez e corpo médios .
Em geral, os aromas mais comuns dos vinhos Chardonnay são:
-
- – Maçã;
- – Baunilha;
- – Abacaxi;
- – Frutas tropicais;
- – Manteiga;
- – Nozes;
- – Mel.
Harmonização do Chardonnay
Mais uma vez, a versatilidade da rainha das uvas brancas se faz presente. Afinal, a harmonização do seu Chardonnay pode variar muito de acordo com o estilo de vinho que você tem mãos. Em geral:
– Para Chardonnays mais encorpados e estruturados , recomenda-se a harmonização com peixes de carne branca e sabor forte, como o bacalhau, além de aves e suínos; queijos cremosos e derretidos também combinam com Chardonnays estruturados;
– Já vinhos mais delicados e de aroma frutado vão bem com peixes suaves, como o linguado, frutos do mar e pratos da culinária japonesa.
Como um bom membro da realeza dos vinhos, o Chardonnay sabe se adequar aos mais diversos ambientes, sendo um ótimo aperitivo e uma bebida perfeita para momentos de alegria e descontração com os amigos. Para saber mais sobre a rainha das uvas brancas, veja o vídeo que Ygor Gonzalez e Ronaldo de Andrade, da Intelivino, preparam, e acesse nosso guia. Um brinde à Rainha![/fusion_text][fusion_youtube id=”https://www.youtube.com/watch?v=VJzSNnfE1k4″ alignment=”center” width=”” height=”” autoplay=”false” api_params=”” title_attribute=”” video_facade=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” css_id=”” /][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]