Quem aprecia vinhos sabe que existe uma grande variedade de tipos, feitos a partir de uvas diferentes. Diante disso, o vinho Cabernet Sauvignon é um dos mais procurados e possui, inclusive, um dia de comemoração, que é o Cabernet Sauvignon Day.

Você conhece essa data e sabe onde ela foi criada?

Descubra tudo sobre o Cabernet Sauvignon Day e entenda a motivação, origem e como comemorar essa celebração. Boa leitura!

Quando se comemora o Cabernet Sauvignon Day?

O Cabernet Sauvignon Day se comemora anualmente no dia 29 de agosto e é uma data originada nos EUA, que é um dos locais de produção mais acentuada da uva que leva o nome do dia de comemoração.

Essa data existe para celebrar uma das uvas mais marcantes e de sabor encantador de todas, e que é responsável por produzir diversos vinhos famosos.

Conheça mais sobre a uva Cabernet Sauvignon

A uva Cabernet Sauvignon é resultado do cruzamento entre a Sauvignon Blanc, que é uma uva com aromas vegetais, toques trufados e aromas minerais, e a Cabernet Franc, que é um tipo mais delgado.

Diante disso, as uvas Cabernet Sauvignon são escuras e pequenas e produzem vinhos escuros, com sabores que são marcantes e de fácil identificação por quem aprecia um bom vinho.

O aroma da uva lembra frutas vermelhas, como morango, cereja e amora, bem como frutas pretas como mirtilo e ameixa. Além disso, a uva ainda conta com toques de especiarias, eucalipto e menta.

As notas que o vinho produzido com esse tipo de uva podem variar conforme a região da produção, sendo possível identificar até mesmo notas cassis, amadeirados queimados, como café e notas de pimentão.

Além disso, os vinhos são produzidos com as uvas da Itália, França e Estados Unidos. No Brasil a Cabernet Sauvignon é uma das mais cultivadas, inclusive. Isso porque, tem grande receptividade e consegue obter excelentes resultados no cultivo, que pode acontecer em diversos locais, desde que não em condições extremas.

Com isso, o Cabernet Sauvignon Day é um dia para comemorar e lembrar de todo o potencial que essa uva tem e do vinho que ela é capaz de produzir, com possibilidades de sabores diferentes e notas também diferentes.

Comemore com um bom vinho

Depois de saber mais sobre o Cabernet Sauvignon Day e conhecer a uva que deu origem à fabricação do vinho, também é importante saber como aproveitar esse dia.

E é claro que a melhor forma é degustando um bom vinho feito com a uva Cabernet Sauvignon. Você pode encontrar vinhos importados ou nacionais, sendo que um dos mais conhecidos no Brasil é o produzido na Serra Gaúcha, no Vale dos Vinhedos.

Portanto, escolha seu vinho e celebre o Cabernet Sauvignon Day em grande estilo, aproveitando e saboreando todas as nuances que o vinho tem a oferecer.

Quer conhecer mais sobre o vinho Cabernet Sauvignon? Então acesse agora mesmo o guia que preparamos para você, entre em nosso site e descubra tudo sobre a uva e o vinho para o Cabernet Sauvignon Day!