O dia internacional da Cabernet Franc é uma ótima oportunidade para você conhecer mais sobre essa uva e apreciar um bom vinho feito a partir dela. Para isso, entender mais sobre essa casta pode ajudar a melhorar a experiência de apreciação do vinho.

Portanto, o presente artigo trará as principais carcaterísticas da Cabernet Franc e vai servir para você estar ainda mais informado sobre o dia internacional da Cabernet Franc. Acompanhe e tenha uma boa leitura!

O que é o dia internacional da Cabernet Franc?

O dia internacional da Cabernet Franc é comemorado em 4 de dezembro e comum ao mundo todo, sendo comemorado em todas as localidades, principalmente na França onde é o local de maior produção desse tipo de vinho.

Além disso, esse dia tem a intenção de lembrar a importância que essa uva tão famosa e diferenciada possui no cenário de vinhos ao redor do mundo.

Sendo assim, é um dia especial para você degustar um vinho feito com esse tipo de uva, porém em todos os demais dias também não faltam oportunidades para saborear o vinho proveniente dessa casta. Afinal, para apreciar um bom vinho não há dia certo.

Características da Cabernet Franc

A Cabernet Franc é uma uva com casca tinta e de grossura mediana, os cachos são considerados pequenos e as bagas são delicadas e também de tamanho pequeno. Além disso, a maturação dessa uva é bastante precoce e consegue ter boa adaptação a diferentes climas, inclusive em locais com chuvas recorrentes.

Isso faz com que ela possa ser produzida em variados lugares, o que também ajuda para que ela seja cada vez mais consumida e conhecida.

Em termos de elegância e sofisticação do vinho, a Cabernet Franc é uma uva que tem uma presença mais elevada, sendo melhor condimentada. O arama dessa uva traz à memória o de frutas negras e vermelhas e a coloração é mais puxada para o rubi.

Curiosidades

Para conhecer ainda mais sobre a uva em questão e poder apreciar melhor o dia internacional da Cabernet Franc, é interessante descobrir algumas das principais curiosidades.

Nesse sentido, uma das curiosidades mais importantes é que a Cabernet Franc é precursora de várias cepas, como a Cabernet Sauvignon que é sua descendente. No final da dedica de 1990 a ligação que já era mencionada entre as duas foi comprovada por um estudo genético.

Como diferença entre elas, você pode notar a Cabernet Sauvignon mais intensa em relação à cor, estrutura e aroma.

Ademais, outra curiosidade é que a origem verdadeira dessa uva é na Espanha, diferentemente do que muito se fala quando se atribui a origem francesa. No entanto, a França, de fato, é a maior produtora dessa casta.

Dessa forma, depois de descobrir as principais informações sobre uma das uvas de mais reconhecimento ao redor do globo, você vai poder apreciar muito mais o dia internacional da Cabernet Franc, sendo um momento especial para degustar um vinho feito com ela e contar com toda a experiência de sabores que o vinho pode oferecer.