Sabemos que os espumantes são extremamente importantes para ocasiões especiais, seja um aniversário, casamento ou para comemorações mais simples com famílias e amigos.

Contudo, muito mais importante do que experimentar essa bebida com nossos entes queridos, é saber abrir uma garrafa de forma segura e estilosa.

Nesse quesito, podemos observar as incríveis vantagens da técnica Sabrage, que oferece meios mais eficientes para abrir um champagne ou qualquer outro espumante de forma eficiente.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final, conheça o conceito da técnica de Sabrage e veja o passo a passo para você realizar o método de maneira prática.

Sabrage: o que é e qual a sua importância?

O termo “Sabrage”, traduzido para o português como “Sabragem”, nada mais é do que uma técnica utilizada para realizar a abertura de espumantes e garrafas através do sabre. Contudo, essa técnica também pode ser utilizada realizando a substituição do sabre por uma espada própria, colher ou até mesmo uma faca.

Mesmo que alguns especialistas recomendem que essa técnica em espumantes deva ser utilizada por meio do método champenoise, ela também pode ser executada pelo charmat. Por esse motivo, é possível realizar o sabrage tanto em lambrusco, champagne ou cava quanto por qualquer outro espumante.

Como executar a técnica de sabragem?

Agora que você já sabe o conceito e a importância dessa técnica, confira abaixo como executá-la de maneira fácil e prática:

1. Pegando a sua garrafa de espumante, busque gelar o produto na temperatura ideal, ou ponha o gargalo da garrafa em um recipiente com gelo e água por aproximadamente 15 minutos;
2. Depois disso, faça a remoção do lacre que se encontra na garrafa e relaxe a gaiola de arame, sem precisar removê-la.
3. A emenda que se localiza na garrafa de vidro pode ser o local ideal para realizar a sabragem, já que é o lugar onde todos os ligamentos se unem.
4. Segure a garrafa por um ângulo de cerca de 45º para cima; ela precisa estar apontada para uma direção segura para todos, e longe de qualquer risco de acidente.
5. Depois disso, busque alinhar o sabre na superfície do produto, lembrando que precisa estar com o lado oposto ao gume. Por esse motivo, segure firmemente a garrafa e vá movendo o sabre para a base do gargalo. Após o ato, comece a fazer leves movimentos para se sentir mais seguro. Depois disso, faça o movimento final.
6. Em um rápido movimento, comece a deslizar o sabre na parte vertical da garrafa que apresenta uma costura até a emenda primária do gargalo. Lembrando que, essa ação precisa ser muito bem realizada, a fim de que o gargalo consiga se separar da garrafa perfeitamente e possa voar alguns metros à frente.

Pratique continuamente o Sabrage

Gostou deste artigo? Agora que você já sabe o que é a Sabrage e conhece o passo a passo necessário para manuseá-lo de maneira eficiente, que tal ampliar os eu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas.