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Um dos aspectos mais relevantes na hora de escolher o vinho ideal é saber mais informações sobre a vinícola em que a bebida foi produzida. No Brasil, por exemplo, existem diversas opções diferentes disponíveis no mercado.
De acordo com dados divulgados pelo veículo “Pequenas Empresas, Grandes Negócios” em 2018, o país era o 6º maior produtor de vinho no Hemisfério Sul – mostrando a importância nacional para o mercado. E, no setor, 90% das vinícolas brasileiras são de pequeno porte.
Existe um tipo específico dentre tantas vinícolas existentes no mundo que vem chamando muita atenção entre os amantes de vinhos recentemente: a “vinícola boutique”. Para saber mais sobre essa modalidade e as vantagens de experimentar uma bebida do tipo, continue lendo!
Origem do termo “vinícola boutique”
Se você é entusiasta de vinho, provavelmente deve ter ouvido falar sobre vinícola boutique ou vinho de boutique. Mas você sabe o que significa e como surgiu a expressão?
Em meados da década de 1990, na cidade francesa de Bordeaux, surgiu o conceito de vinho de boutique. O termo designa vinhos produzidos em escalas bem pequenas, porém com qualidade garantida.
Muitas vezes, essas vinícolas francesas eram construídas dentro de garagens – portanto, um sinônimo também é vinho de garagem, mais usado entre os falantes de português.
Características de uma vinícola boutique
Como dito, produções que não visam grandes comércios, feitas em pequeníssimas escalas são algumas das características principais que definem uma vinícola boutique.
Na maioria das vezes a produção é muito mais artesanal, com menor número de funcionários e sem uso exagerado de máquinas.
O cultivo do solo, a plantação, colheita e vinificação pode ser feita dentro da própria vinícola, com cuidado ímpar. É possível que seja um negócio familiar, com filhos, netos e sobrinhos trabalhando para a produção dos vinhos.
Diferente de grandes empresas do ramo, que podem produzir milhões de garrafas, uma vinícola de boutique não costuma passar de 300 mil garrafas anualmente. Pela menor quantidade, há uma atenção redobrada com o cultivo, a vinificação e com a qualidade final da bebida.
Vantagens de experimentar um vinho de boutique
Experimentar um vinho de uma vinícola de boutique é uma experiência única. O negócio é dirigido com muito cuidado pelos gestores, que se preocupam com a qualidade e o sabor de cada garrafa de vinho produzida.
Além disso, como muitos produtos ficam reservados a regiões mais próximas, é possível encontrar um aroma e sensação única ao tomar um vinho do tipo, somado a possibilidade de conhecer profundamente o processo de feitura da bebida – o que sempre torna a experiência mais interessante.
Uma outra vantagem é que, por serem pequenos produtores, muitas vezes é evitado processos de vinificação mais complexos, além de também não ser muito comum o uso de pesticidas ou outros aditivos químicos.
Como resultado, além de único, o vinho também consegue manter características naturais, tornando-se um produto mais rústico e artesanal.
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