Talvez, você ainda não tenha ouvido falar sobre os vinhos laranjas, mas eles estão conquistando cada vez mais espaço na gastronomia mundial. Embora no Brasil esteja começando a ganhar o gosto do público, em países da Europa, por exemplo, já é bastante consumido.
Mas o que vem a ser um vinho laranja? Como é feito? Da onde surgiu? Continue lendo este artigo para saber mais.
Vinho laranja
Este tipo de vinho tem uma coloração diferente da que estamos acostumados, como o próprio nome já diz, a sua cor é laranja ou âmbar, para alguns. Ele está ganhando fama mundial, por conta de seu sabor marcante e ampla gama de harmonizações que podem ser feitas com ele.
Embora a produção deste vinho tenha se intensificado na década de 1990, provém de uma técnica milenar. Mais especificamente, era produzido há 8.000 anos, na região da Geórgia, no Cáucaso, e da Armênia.
A retomada da produção na década de 1990 aconteceu depois que dois vinicultores de Friuli, na Itália, notaram que a casca grossa de uma uva de origem local não deveria ser descartada tão logo começasse a produção do vinho. A partir daí, passaram a incorporá-la à elaboração, criando assim, os vinhos laranjas.
Um grande ícone da fabricação deste tipo de vinho é o enólogo esloveno Josko Gravner, que revolucionou ao trazer à tona novamente a técnica milenar.
Produção de vinhos laranjas
A produção de vinhos laranjas se dá por meio de uvas brancas. No entanto, a técnica é parecida com a utilizada para a fabricação de vinhos tinto.
O que os diferencia dos vinhos brancos é que para produzir o vinho laranja, deixa-se o sumo das uvas prensado junto com as cascas enquanto é feita a maceração, da mesma forma que ocorre com o vinho tinto.
Desta forma, o tanino das cascas são liberados, provocando a cor alaranjada da bebida. Os tons podem ir do amarelo ouro ao cobre, passando pelo âmbar e laranja. Tudo vai depender do tipo da uva e do tempo em que elas permanecem em contato com a casca durante a fabricação.
Um dos pontos positivos da produção de um vinho laranja é que ele tem um estilo de produção mais orgânico, seguindo regras mais naturais. Desta forma, é dispensável a utilização excessiva de produtos químicos na plantação dos vinhedos ou na fermentação do vinho.
No entanto, há casos em que os fabricantes de vinho laranja usam enxofre para tentar evitar a proliferação de leveduras selvagens encontradas nas cascas das uvas.
Existem também vinhos laranjas que têm um aspecto turvo. Isto acontece porque, durante a sua produção, foi dispensado o processo de filtragem.
Outra característica é a presença de tanino no sabor, algo incomum nos vinhos brancos. As uvas que são as mais utilizadas na fabricação deste tipo de vinho são a Ribolla Gialla e a Trebbiano.
Gostou deste artigo? Você encontra mais informações interessantes sobre vinhos, harmonização entre outros temas aqui no nosso blog. Acesse outros artigos para saber mais sobre o mundo do vinho.