Mouchão é, sem dúvida, uma das vinícolas mais famosas de Portugal, cujo grande diferencial é o fato de seguir mantendo a tradição. E, para entender isso, nada melhor do que conhecer a história por trás dessa importante vinícola.
Quer saber por que ela tem esse nome e outros aspectos interessantes de sua história? Continue lendo esse post e descubra mais sobre a Mouchão e seu principal rótulo, o Tonel Nº 3-4. Confira!
A história da vinícola Mouchão
Não é possível falar sobre a vinícola Mouchão sem citar a família inglesa Reynolds, tida como uma das pioneiras na produção de vinho no Alentejo. Instalados na região do Porto desde o século XIX, o objetivo inicial dos Reynolds não era a produção de vinho, mas sim de cortiça.
Aliás, foi por causa desse comércio que a família decidiu se instalar em uma propriedade na região sul de Portugal, no Alentejo. Para a época, era uma novidade e uma grande aventura, já que os negócios se concentravam principalmente no Porto.
Mesmo nos dias de hoje, a produção de vinho não representa todo o negócio da família Reynolds. O cultivo para tal finalidade ocupa somente cerca de 40 hectares da propriedade, sendo que o restante se concentra na produção de cortiça, lã de ovelha e gado bovino. Mesmo assim, o maior destaque ainda é para o vinho Mouchão.
Tradição é a marca da Mouchão
Um dos aspectos mais marcantes da Mouchão é a tradição, algo que a vinícola soube manter ao longo dos anos, apesar de todas as inovações tecnológicas que surgiram e continuam a surgir na produção de vinhos.
Segundo a própria família Reynolds, seu prazer é manter a tradição de fazer vinhos, da mesma forma como o faziam em 1901, incluindo a famosa pisa a pé – um verdadeiro diferencial para o sucesso da Mouchão.
Alicante Bouschet: a uva mais famosa do Alentejo
Apesar de ter origem francesa, a uva tinta Alicante Bouchet faz sucesso mesmo é em Portugal. Introduzida pelos Reynolds na região alentejana – mais uma prova do pioneirismo da família na produção de vinho –, ela representa 100% do rótulo Mouchão.
O vinho Tonel Nº 3-4
O principal rótulo da vinícola é o Tonel Nº 3-4, popularmente conhecido como Tonel três quartos. O nome se refere aos melhores toneis que eram escolhidos para armazenar o vinho, em uma época em que a família Reynolds voltava a assumir o controle após uma década de ocupação da adega.
Além da uva, a qualidade e o sabor do vinho estão diretamente relacionados à idade das vinhas. A própria vinícola realizou estudos e chegou à conclusão de que as videiras devem ter pelo menos 12 anos para produzirem um vinho de excelência como o Tonel Nº 3-4.
O vinho é lançado a cada três a cinco anos no mercado, já que se torna melhor à medida que envelhece. Além disso, os produtores afirmam que o uso do engaço da uva aumenta o potencial de envelhecimento da bebida. Não é à toa que o rótulo alavanca o nome de Portugal como um dos maiores produtores de vinho do mundo!
Quer saber mais curiosidades sobre vinhos? Baixe o aplicativo gratuito da Intelevino e fique por dentro desse universo!