Se você ama vinho, mas também é apaixonado por doce, saiba que essa combinação pode funcionar muito bem com a harmonização correta.
Desde o tradicional chocolate até pratos mais inusitados como o queijo com goiabada, tudo pode combinar com vinho. A seguir, vamos te mostrar como.
O momento de desfrutar de uma boa sobremesa já é muito especial, mas combinado a apreciação de um vinho de qualidade pode ficar ainda melhor. É claro que, para uma experiência satisfatória, é interessante conhecer o que combina mais.
Escolher o vinho correto ajuda a compor maior harmonia no paladar e fazer isso não é nada difícil. Pode parecer que seja uma tarefa para especialistas, mas a verdade é que com informações básicas já é possível encontrar belas combinações.
Harmonização – informações básicas
Para que a combinação de vinho e sobremesa dê certo, algumas informações básicas de harmonização irão ajudar.
1. Se consiste em uma sobremesa mais pesada e gordurosa, o ideal é que o vinho também seja mais forte e encorpado. Enquanto para sobremesas mais leves, o ideal são vinhos também mais leves. Ou seja, é importante seguir a mesma linha.
2. O ideal é que um não se sobressaia com relação ao sabor do outro, gerando um equilíbrio. Dessa forma, também é importante se atentar a doçura, que precisa ser equivalente, pois caso um seja muito mais doce que o outro, os sabores não serão sentidos de forma completa no paladar.
3. Uma dica legal é observar se o vinho e a sobremesa contam com ingredientes semelhantes, caso isso aconteça, a harmonização pode ser mais fácil de ser alcançada. Simples, não é?
Tipos de sobremesa e vinhos para combinar
Sobremesa com chocolate
Vamos começar pelo clássico. Sobremesas com chocolate tem sabor marcante e são bastante gordurosas. Exemplos são o brigadeiro, o brownie, mousses etc. Esses pratos combinam com vinhos mais fortes e tânicos. Vinhos mais leves, como o branco, não são indicados para essa harmonização.
Sobremesas de frutas
É muito comum que as sobremesas levem frutas na receita, exemplos são as tortas de maçã e cheesecakes. Nesse caso, o ideal é combinar com vinhos que também sejam adocicados. Vinhos mais leves com notas frutadas e cítricas são boas sugestões. Espumantes brut podem combinar muito bem.
Sobremesas de café
Tiramisso, frapuccinos e outras sobremesas que levam café também podem ser combinadas com vinho. Nesse caso, o ideal é optar pela bebida que também tenha sabor parecido. Uma dica legal são os vinhos marsala.
Sobremesas feita com leite
Pudins, manjares, cremes e outras sobremesas comuns feitas com leite exigem cuidado na combinação. Os vinhos mais indicados nesses casos são aqueles feitos com uvas colhidas de forma tardia, como o late Harvest.
Queijo com goiabada
Já que falamos dessa combinação lá no início do texto, não podíamos deixar de dar a dica. Queijo já combina muito bem com vinho, não é mesmo? Aqui, nossa atenção especial vai na goiabada. Os vinhos mais indicados para essa harmonização são os adocicados e uma ótima dica é investir nos moscateis.
Gostou das nossas dicas? Compartilhe!