Seja você um entusiasta do universo dos vinhos ou um especialista no assunto, não podemos negar que os espumantes brasileiros se destacam bastante. O estilo tem alcançado uma qualidade cada vez mais alta no país, com rótulos vencedores de concursos nacionais e gringos.
Mas será que é só entre os espumantes que nos diferenciamos? Confira neste post mais detalhes sobre o assunto!
Afinal, o que é um vinho espumante?
O espumante é o tipo de vinho que faz pequenas borbulhas quando servido, dando a aparência de uma espuma. Essas bolhas, mais conhecidas como Perlage, têm altas concentrações de dióxido de carbono, resultante do processo de fermentação natural.
O mais famoso e original espumante é o Champagne, que só pode receber este título quando produzido na região de mesmo nome, na França. A bebida é resultado de um processo bastante elaborado e complexo, utilizando uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier.
Espumantes brasileiros: por que são tão famosos?
Em entrevista ao Huffpost, o enólogo Gregório Salton, da vinícola que leva seu sobrenome, explicou o principal motivo de tanta qualidade em espumantes.
Segundo o especialista, as características geográficas da Serra Gaúcha – como solo e clima – são bastante propensas para a produção deste tipo de bebida. Na região, as uvas não passam pelo processo completo de amadurecimento.
O resultado é uma melhor preservação da acidez natural (frescor) da fruta, condição perfeita para a fabricação de um bom espumante. Lembrando que a Serra Gaúcha é a principal região produtora de vinhos espumantes no Brasil.
Ainda, o espumante brasileiro se destaca do quesito drinkability, ou seja, o quão agradável é a bebida ao paladar. Nossos espumantes são mais leves, frutados e refrescantes, o que, segundo Salton, agrada desde os paladares amadores até os mais exigentes.
De acordo com a Associação Brasileira de Enologia (ABE), só em 2018, nossos vinhos receberam 302 prêmios internacionais. 210 deles foram dados a espumantes, ou seja, bem mais que o dobro das premiações recebidas por todas as outras categorias juntas, o que mostra que nossos espumantes são reconhecidos e respeitados em todo o mundo. No entanto, também temos muito a oferecer em outras categorias.
O Brasil só produz espumantes?
Definitivamente, não. Embora fabriquemos espumantes de altíssima qualidade, também temos outros tipos de vinhos bastante renomados por aqui.
Na edição de 2018 do Decanter World Wine Awards (DWWA), maior competição de vinhos do mundo, rótulos brasileiros de diversas categorias se destacaram. Entre eles, os vinhos tintos:
- Vista da Serra Syrah (Guaspari)
- Armando Memória Touriga Nacional 2016 (Peterlongo)
- Intenso Marselan 2016 (Salton)
- Identidade Gran Corte 2012 (Casa Valduga)
- Fração Única Cabernet Sauvignon 2014 (Casa Perini)
E também os vinhos brancos:
- Leopoldina Gran Terroir Chardonnay 2017 (Casa Valduga)
- Vista do Bosque Viognier 2016 (Guaspari)
- Cuvée Giuseppe Chardonnay 2015 (Miolo)
No cenário nacional, não é diferente. A ViniBraExpo, maior festival, concurso e feira de vinhos do Brasil, elege anualmente os rótulos que mais se destacam no país.
Na edição de 2019, a primeira posição ficou para o Pizzato DNA 99, um tinto seco. Segundo o próprio fabricante, um vinho encorpado e elegante. Já o segundo lugar foi garantido pelo Milantino Gran Vino 2008, um vinho tinto de guarda potente ao paladar.
Por isso, da próxima vez que ouvir alguém falando que “Vinho brasileiro é só espumante”, pode saber que aquela pessoa não entende do assunto! Para ficar por dentro das novidades e dicas do incrível universo dos vinhos, acesse nosso blog!