Quem aí curte comida japonesa? Como sashimi, frutos do mar, sushi… Tudo uma delícia! Para quem gosta de vinho, saiba que é possível harmonizar esses sabores delicados com várias bebidas. Acompanhe o texto e fique por dentro das combinações!
É normal achar estranho que um vinho ou espumante possa acompanhar pratos da culinária oriental. Isso acontece porque o saquê sempre foi a bebida mais associada a essa culinária, assim como os chás.
Para sua curiosidade, o saquê é uma bebida fermentada feita a partir do arroz. Ele combina tão bem com sushis e outros pratos orientais, justamente por ter a mesma base de preparação: o arroz.
Os temperos utilizados são bem diversos:
– Shoyu;
– Missô;
– Gengibre;
– Vinagre de arroz;
– Molho de ostra.
Além disso, peixes e vegetais também causam dúvida na hora de escolher o que beber. No entanto, é possível, sim, harmonizar com vinhos.
A dica principal é: o sabor da comida não deve ser escondido pelo vinho. Na hora de escolher, perceba a intensidade do sabor do prato e escolha uma bebida de intensidade menor ou igual.
Harmonizar com espumantes
Para saborear um sushi, por exemplo, o espumante pode ser uma ótima escolha. O peixe cru combina muito bem com as borbulhas e o frescor da bebida. Também é uma ótima combinação para o molho shoyo, utilizado com moderação.
Quando o prato for preparado com muito gengibre, os espumantes também combinam bastante. Eles proporcionam um ótimo equilíbrio de aroma e sabor.
Vinhos brancos
Vinho branco também é uma ótima escolha para harmonizar com a culinária japonesa. As opções de rótulo leve e acidez elevada são ideais.
Os pratos que mais combinam com os vinhos brancos são os cremosos, com frutos do mar como o camarão e a lagosta, que possuí um sabor mais acentuado.
As preparações mais gordurosas e fritas podem ser harmonizadas com Sauvignon Blanc, Pinot Grigio e Muscadet, além dos vinhos verdes portugueses e aromáticos como o Chardonnay.
Os vinhos rosés também entram na lista da harmonização. Eles combinam muito bem com os peixes de carne escura, como o atum. Sendo uma ótima opção para consumir com sashimis.
E o vinho tinto?
Tudo na culinária tem a ver com o seu prazer em experimentar a comida. Há quem não indique este tipo de bebida para o consumo de sushis e afins, mas se o seu paladar se agrada, vá em frente!
Vinho tinto combina muito bem com os cogumelos utilizados na cozinha oriental, como o shimeji e o shitake, que têm um sabor terroso. Eles harmonizam com um vinho mais fresco e frutado, como o Pinot Noir.
Lámen, carnes grelhadas e legumes cozidos têm uma passagem bastante marcante nessa culinária e harmonizam também perfeitamente com o vinho tinto. Outros pratos quentes também entram na lista.
Lembre-se de experimentar e escolher o que mais agrada o seu paladar.
Agora que você aprendeu um pouco sobre harmonização de vinhos, experimente provar diversos tipos e escolher o que mais combina com o seu paladar. Essa é a melhor harmonização. Seja bem-vindo ao nosso blog e sinta-se à vontade para ler outros textos.