Saber como armazenar vinhos é essencial para garantir que a bebida esteja saborosa no momento da sua ingestão. Porém, muitas pessoas não sabem como realizar esse processo, afinal, não é tão simples quanto nós imaginamos.

Uma série de cuidados precisam ser tomados para evitar que o sabor da bebida não seja modificado por fatores externos. E se você quer descobrir como armazenar o vinho, sem que isso aconteça, não deixe de ler o artigo a seguir!

Por que os vinhos devem ser armazenados corretamente

Antes de falarmos sobre como armazenar vinhos, primeiro, vamos explicar o porquê de ser tão importante guardar essa bebida de forma correta. Basicamente, isso garante que o gosto dela não será afetado por fatores externos.

A temperatura do ambiente, além do contato com a luz solar, são alguns dos pontos que mudam o gosto do vinho. Além disso, até mesmo deixar a bebida na geladeira, o que a deixa exposta a diferentes odores, também altera o sabor do vinho.

Adegas climatizadas são excelentes alternativas

As adegas climatizadas são as opções perfeitas para armazenar vinhos da forma correta, pois garantem a sua conservação ideal. Esses aparelhos fazem a regulagem de temperatura de forma automática, e podem ter uma ou duas zonas climáticas.

No geral, a parte de cima das adegas são mais quentes, mesmo nas que contam com apenas uma zona climática. No mais, essas opções garantem a conservação em temperatura correta, e evita que fatores externos afetem o sabor do vinho.

Armazenamento deve ser feito na posição horizontal

Outra forma de armazenar vinhos corretamente, é ter o cuidado de colocar a garrafa sempre na horizontal. Isso faz com que a bebida esteja em contato frequente com a rosca, o que evita a sua oxidação, e que a rosca seja danificada pelo tempo.

Como a madeira consegue durar por mais tempo, você consegue preservar o vinho por um período maior, garantindo o seu bom gosto quando for tomar. Lembre-se sempre de colocar ele na horizontal, independente de onde ele esteja guardado.

Suporte também é muito útil

Uma alternativa para armazenar vinhos é fazendo uso do suporte para parede, que pode ser comprado até mesmo em supermercados. Eles não garantem uma proteção grande, porém, ainda assim, são métodos válidos e bastante efetivos.

Um ponto positivo de fazer uso desses suportes é que eles facilitam no momento da escolha do vinho, afinal, ficam todos visíveis. Só tome cuidado para evitar que eles fiquem em contato direto com o sol, pois isso, como dissemos, modifica o sabor.

Fogão e geladeira precisam ser evitados

No mais, os últimos cuidados para armazenar vinhos são os de manterem eles longe de fogões e geladeiras. O fogão, por ser o local de preparação de alimentos, emite muitos odores, além de alterar a temperatura, o que muda o sabor do vinho.

Por isso, evite armazenar os seus vinhos próximos a esses equipamentos. Além disso, quando colocamos vinhos, mesmo com rolhas, dentro da geladeira, isso altera o sabor da bebida, se ela ficar lá por muito tempo. Por essa razão, essa prática não é muito recomendada.

No fim, nosso artigo fica por aqui, e se você quer conferir mais sobre o universo dos vinhos, além de participar de sorteios, não deixe de baixar o Interlivino e aproveitar essa oportunidade!