Finalmente você abriu aquela garrafa de vinho para uma ocasião especial, porém, sobrou bastante bebida. O que fazer? Será que o vinho pode ficar aberto?
É bom demais reunir os amigos para um bate papo e descontrair um pouco, não é mesmo? Mas, quando sobra aquele restinho de vinho na garrafa, e ele não armazenado da forma correta, pode fazer a bebida perder sabor e aroma.

E ninguém quer que isso aconteça! Por isso, preparamos a seguir algumas dicas para você aproveitar seu vinho ao máximo.

Afinal, vinho pode ficar aberto?

Apesar do ar ser crucial na fabricação do vinho, depois de aberto, pode se tornar um tremendo vilão. Muitos têm essa dúvida: vinho pode ficar aberto?
O ideal, para aproveitar ao máximo o sabor e ter uma boa experiência degustativa seria tomar toda a garrafa, o que não é difícil quando você reúne familiares ou amigos para jantar.

É que depois de abrir a garrafa, o vinho fica exposto ao ar e pode fazer com que perca aromas e sabores.
Mas é claro que isso não é motivo para se preocupar na hora de degustar um delicioso vinho. A dica para aproveitar ao máximo a sua bebida é separar a quantidade que pretende beber e fechar imediatamente a garrafa. O que não pode é abrir a garrafa e deixar o líquido exposto por muito. E, infelizmente, até mesmo por desconhecimento, muita gente faz isso.

Abre a garrafa, serve algumas taças e a bebida fica ali sem a rolha enquanto a prosa rola solta. Afinal, beber vinho tem esse clima de descontração e relaxamento, mas agora que você sabe que a sua bebida pode ficar comprometida, feche a garrafa assim que se servir.

Qual é melhor forma de conservar o vinho aberto?

Depois da abrir a garrafa, a melhor forma de conservar o vinho é utilizando uma tampa a vácuo, conhecida também como Bag In Box, pois ela retira o ar que possa ter entrado na garrafa, ajudando a manter o sabor da bebida. Procure não utilizar a mesma rolha depois que abrir a garrafa e opte pelos vedantes confeccionados de metal, pois além de práticos, podem ser higienizados e não contaminam a bebida.

Outra dica para quando sobrar vinho é higienizar a garrafa, passando um pano umedecido com álcool na parte externa antes de guardar na geladeira.
Quanto menos tempo o vinho ficar exposto ao ar, mais conservado ele ficará para que você possa tomar o restante depois. Mas não espere muito tempo, hein! Quando o fico vinho fica aberto muitos dias, corre-se o risco de os micro-organismos presentes no ar transformá-lo em vinagre.

Cada tipo de vinho e garrafa influencia na sua duração. Por exemplo, os tintos geralmente podem permanecer na geladeira de três a quatro dias, desde que você aplica esses cuidados que citamos anteriormente.

Agora que você já sabe como conservar seu vinho depois de aberto, que tal adquirir uma Bag In Box para que o seu vinho mantenha sempre a qualidade e possa ser degustado por mais tempo?