Vinho é plenitude, é poesia, é experiência, é lembrança, é amor, é companhia, sentimento e uma mistura deles. A sua presença é universal e capaz de mudar o humor e o ambiente de qualquer pessoa ou situação. Diante dessa elegante bebida, os ares são realmente diferenciados. E quando falamos em vinhos gregos e os encantos das regiões vinícolas, as sensações ganham uma proporção ainda maior.

Santorini, a ilha grega do vinho

A vinícola Gaia Estate é uma das mais importantes da Grécia. Na casa localizada na Ilha de Santorini, em frente ao mar, o visual é de tirar o fôlego. É lá, neste local encantador, que eles produzem os vinhos brancos com a uva assyrtiko, típica da região, plantada em solo vulcânico. O resultado é um vinho mineral, com muito corpo e forte presença.

Com o característico clima mediterrâneo, o cultivo das uvas acontece de modo peculiar, diferente do que estamos acostumados a ver em outros lugares do mundo. No lugar das conhecidas e belas parreiras, as plantações são feitas em formas de ninho, que permanecem próximo ao chão, para assim absorver todos os minerais e a umidade do solo vulcânico.

Técnica inovadora

Uma curiosidade e também diferencial, é uma produção relativamente pequena, cerca de cinco mil garrafas, que são depositadas em uma caixa de ferro e permanece envelhecendo embaixo da água do mar, a aproximadamente 25 metros de profundidade. Este modo diferente de produção, resulta em vinhos igualmente diferenciados e extremamente raros, com melhores aromas e sabores.

Vinsanto

Outra curiosidade dos rótulos da vinícola Gaia Estate é a elaboração do “vinho santo”, que, na verdade, faz alusão ao nome da ilha, Santoniri, e não sobre a santidade da bebida. Apesar de realmente haver uma disputa, porém a questão é mais forte na Itália. O Vinsanto é um vinho branco, de sobremesa, feito a partir de uvas secas ao sol colhidas manualmente, de vinhas antigas, com mais de 60 anos. Este processo gera um vinho com um sabor extremamente concentrado.

Outros vinhos gregos e regiões

Enquanto a Ilha de Sartorini se dedica minuciosamente na elaboração dos vinhos brancos, os tintos e rosés são feitos em outra localidade. No continente, em Nemea, próximo à Atenas, com a uva agiorgítiko, as bebidas são produzidas com o mesmo empenho e cuidados necessários para que os vinhos gregos se espalhem por todo o mundo com a alta qualidade e o reconhecimento que merecem. São vinhos que se destacam pela alta qualidade.

Conhecimento e degustação, a combinação perfeita

É fato que apreciar uma garrafa de vinho, seja sozinho ou na presença de amigos ou familiares, é uma experiência incrível. No entanto, conhecer as características da região na qual ele foi fabricado, bem como compreender as técnicas de produção e a sua importância no mercado de vinhos mundial, enriquece a experiência de modo significativo.

E é nessa questão que nós podemos contribuir. Acesse nosso site, inscreva-se no nosso canal, baixe nosso aplicativo e entenda cada vez mais tudo o que uma garrafa de vinho pode nos oferecer.