A Vinícola Bárbara Heliodora é recente e já se apresenta como uma promessa do vinho em Minas.
O enoturismo ainda está começando, afinal, as plantações dos vinhedos se iniciaram em 2015. Com o passar do tempo houve ampliação do trabalho de cultivo.
Saiba mais sobre a Promessa do Vinho em Minas
Sendo assim, a primeira safra da Vinícola foi obtida em 2018 e a syrah foi o vinho que chegou a ser comercializado. Por outro lado, o sauvignon blanc rendeu também muitas garrafas de seu maravilhoso vinho, mas ainda não chegou ao comércio por escolha do proprietário da vinícola.
Portanto, o local rendeu safras 2019 e 2020 e a 2021 está vinificando, em processo para ser comercializada. Em um futuro próximo o trabalho de enoturismo vai começar, provavelmente em 2022 ou 2023. Além disso, é importante destacar as características da região.
Os vinhedos ficam a aproximadamente 1000 metros de altitude, onde ficam as plantações de syrah, o vinho mais marcante da casa até o momento. Esse tipo de uva foi o que mais se adaptou na região na dupla poda, o que não impede outras variedades de serem cultivadas em breve.
Conheça quem foi Bárbara Heliodora
Outro dado interessante sobre a casa é que seu nome, Bárbara Heliodora origina da inconfidente mineira Bárbara Guilhermina Heliodora. A personagem foi esposa de Alvarenga Peixoto que foi um financiador de Tiradentes na luta contra a coroa portuguesa em relação à cobrança de impostos.
Também foi uma poetisa, que consta nos relatos como a primeira mulher a escrever poesias no Brasil, com suas obras registradas no Museu do Rio de Janeiro. Portanto, uma das heroínas da Inconfidência Mineira, a qual teve propriedades no município de São Gonçalo.
Os últimos anos dessa importante figura histórica foram vividos na região, por isso a homenagem feita por parte do proprietário da casa de trazer o nome da inconfidente mineira. Uma alternativa para que tanto mineiros quanto pessoas de fora da região saibam mais sobre a história.
Enoturismo
Novamente sobre o turismo dentro dos vinhedos, a intenção da vinícola é traçar um trajeto que passe realmente entre as plantações. O caminho entre os vinhedos já existe, servirá para explicação sobre a variedade de uvas, de como acontecem as podas e, claro, para a parte de degustação dos vinhos.
O roteiro sobre os vinhedos será completo, inclusive trazendo questões ligadas às características da própria região, como é o caso da dupla poda. Os visitantes também terão acesso ao wine bar, restaurante criado para recepção dos turistas, para tornar a experiência mais completa.
Os rótulos da casa
Atualmente a vinícola trabalha com três rótulos, o sauvignon blanc 100%, rose 100% syrah e o vinho de entrada tinto syrah, que não passa por barrica e que virá em uma versão dele barricado. Sendo o vinho syrah atualmente o carro chefe da casa.
Essa é a Vinícola Bárbara Heliodora, que apesar de recente já recebeu prêmio sobre seu vinho syrah 2018, ganhando medalha de bronze. O sauvignon blanc também recebeu o título de recomendado, além disso, a safra de 2020 do recebeu medalha de prata, junto a essas a medalha de ouro concedida em Bruxelas ao syrah 2019.
Agora que você conhece mais sobre essa vinícola promissora, pode visitar ou buscar seus vinhos nas plataformas de venda online. Aproveite também para ler mais sobre o assunto e ficar por dentro do mundo dos vinhos de maneira simples e interessante!